Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CincoLusosOceanos



Quarta-feira, 12.06.13

Geopolitica Faz Ela!

 

Nem tudo é a preto e branco e nisto da Europa muito menos!

A França e a Inglaterra, leia-se "Monami Mitterrrrand" e A Dama de Ferro, quiseram amarrar Kohl ao euro para controlar a unificação da Alemanha, " ou aceita o Euro ou não há unificação" Mitterrand dix it, encostado à parede, Kohl disse que sim, e nas suas muitas voltas o MaisQueTriste do Maastricht ficou com muitas pontas soltas, "esqueceram-se" de aperfeiçoar os mecanismos de igualdade fiscal, política e financeira da união. Por isso também para Além do ataque do Soros à Libra a Dama de Ferro foi contra a entrada da Inglaterra no Euro! Por isso os centros de estudos Geoestratégicos da Alemanha, desenharam os cenários possíveis. Sim que a Alemanha tem Centros de Estudos Geostratégicos ao contrário de nós, que os destruímos nos nossos Ministérios, no tempo do Cavaco Silva como PM, porque o senhorito não suportava ser contrariado, pois raramente tinha dúvidas e nunca se enganava, destruindo-os desmantelando-os, mesmo quando avisado da importância vital desses centros. Por cá estavam TODOS avisados a par e passo desde há muito para o posicionamento da Alemanha.

Na EU, todos estavam mais que avisados para a necessidade prioritária da Alemanha de obter a sua unificação, e retomar o ascendente comercial e industrial se a deixassem, os sinais eram fortíssimos.
Com a confirmação de que não se sabia muito bem o que se andava a fazer no resto da EU, o cenário mais seguro para a Alemanha é o da salvaguarda dos valores que a integração da Alemanha de Leste estava a impor na própria Alemanha, manter baixa a inflação, reduzir salários para manter o emprego e baixar a deslocalização industrial, e o comando espartano das finanças publicas e parcimónia nos investimentos sumptuários, para umas finanças agora em modo distributivo por um território próprio bem maior, e o posicionamento para tomar uma posição de liderança politica na EU, se tudo correr mal, ou se houver oportunidade, e é isso que se ainda faz de forma soft durante o consulado de Schroeder 1998-2005. Ao expandir unilateralmente as suas relações com a Rússia, sobretudo na área energética e de fornecimento de equipamento e máquinas, ao mesmo tempo que é a primeira entusiasta da incorporação dos ex. países de Leste na EU, alarga o seu mercado e influência política, embora  a intervenção politica da Alemanha no desmantelamento da Jugoslávia tenha sido um pronuncio de um ensaio de tuteamento, que ocorreu terrivelmente mal, tão mal que deu guerra a quente, mas mesmo assim o apoio à "sua querida Croácia" e fechar de olhos às atrocidades da Servia nunca foi no terreno retirado, acontecesse o que acontecesse, como se viu,

a Alemanha ajustava a sua Geopolítica na sua salvaguarda, e a famosa Wirtshauftsraum contínuava em marcha!

Quando na EU tudo começa a correr mal depois de 2008,  quando os mercados  ignoram o esforço Europeu feito a pedido da Sr.ª Merkel, de injectar dinheiro na recuperação da economia Europeia, Merkel acaba por ganhar o espaço que lhe deixaram livre, espaço esse dado pela desorientação das politicas descoordenadas de Gordon e Sarkosy! Como ninguém fez nada, não coordena nada e tudo funciona como um bando de baratas tontas, Merkel  vai limita-se a continuar a por o plano Geostratégico  da Alemanha em marcha acelerada, para salvaguarda da Alemanha Unida,  tomando a dianteira do comando Geopolítico da EU e impondo a vontade da sua Geoeconomia!
É nesse enquadramento que consegue importantes conquistas no tratado de Lisboa em 2009.

Tudo junto mais as actuais transferências maciça de recursos financeiros provenientes da sangria das economias periféricas, quer das transferências de capitais quer das bonificações que consegue (chega a ter juros negativos) nos financiamentos que escolhe, junto com a compra de activos a “privatizar” faz com que a Alemanha tenha hoje uma hegemonia económica e politica sobre vastas áreas da Europa

Se a Deixarem, a Alemanha,  toma a famosa Wirtshauftsraum em uma forma delicada de implementar a velha Lebensraum!

Expectável, quando mais ninguém pensa globalmente! Geoestratégia disse Ela*! Geopolítica faz Ela*! E a Geoeconomia Dela*? Á falta de melhor, ou de outra, aplica-se a Dela*!

MAS ISSO NÃO É SÓ CULPA DELA*!... É TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE DE QUEM DEIXA! *Alemanha!

 JB

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cincolusosoceanos às 17:44


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30