Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CincoLusosOceanos



Sábado, 22.06.13

O Porquê De Tanta Falta De Estratégia!

 

Mas alguém liga alguma coisa aos técnicos que se têm nos ministérios!?

 

 Desde que seja divergente da sua opinião, não valem nada!.

 Mesmo que essa opinião seja normalmente assente em mitos, falácias, e dogmas ocos e bacocos, e estudos feitos nos gabinetes da moda sempre pagos a peso de ouro, e estranhamente sempre coincidentes com os sound bites do slogan do momento.

 

 De facto desde a destruição dos gabinetes de planeamento estratégico, que existiam, e sempre existiram, juntos dos nossos Ministérios até começarem a ser desmantelados nos anos 86/89, porque alguém, que nunca se enganava e raramente tinha duvidas, e que estava farto das “forças de bloqueio”, levou à destruição das heterogêneas equipas multidisciplinares, que funcionavam como Tink Tank’s de apoio à decisão em cada ministério, até porque diziam, já não fazia sentido os “planos de fomento”, porque agora somos modernos e não é preciso isso! Já não se usa, é coisa do passado! Pois!

 
Depois foi o roda e bota fora, da troca dos teus pelos meus, e de seguida os estudos dos gabinetes pagos a peso de ouro, e incapazes de projectarem uma estratégia pensada, para a sustentabilidade do nosso futuro a médio e longo prazo, e muito mais permeáveis aos eternos lobbys, e muito, muito mais, promíscuos com o poder do momento, que lhes paga os estudos a realizar e os sustenta!

 

 Isto enquanto se entrava para uma EU não homogénea em termos fiscais, assimétrica economicamente, sem um BCE plenipotenciário e independente, nem uma administração central nomeada a partir de um parlamento eleito equitativamente, (como nos EUA), sem uma língua comum, nem uma cultura comum, e com uma mobilidade de trabalho muito limitada, pelas leis e pela diversidade de idiomas, e pelas diferenças de formação para o mesmo nível escolar, tudo a caminho de uma moeda única já!

 
EU, essa, que SÓ a boa vontade e a visão idealista dos pais fundadores mantinha em marcha! Afastados eles, sem que os problemas acima apontados tenham ficado resolvidos, o projecto de EU vai-se desfazendo dolorosa e inexoravelmente!

 

Por cá a Academia nunca pode substituir esses gabinetes porque eles devem ter todos os sinais vindos das nossas representações, comerciais e diplomáticas, e os resumos mensais dos serviços de intelligence, e as informações do nosso tecido Económico Privado, Industrial, Comercial e de Serviços, a que as empresas privadas normalmente não têm acesso, a menos que se trate de Empresas Grandes, (para o nosso universo), e que possam pagar a consultores especializados, e ainda tenham um gabinete de estratégia interna que faça o cruzamento da informação vinda do mercado com a das consultoras especializadas, sem ser de forma Empírica e por “Actos de Fé”!


Todas as outras empresas privadas, ficam assim condenadas a serem guiadas ao sabor da corrente, e da intuição dos seus mentores, donos, sócios e accionistas, e de uma ou outra feira nacional e internacional, sempre sectorial, e uma mão cheia de seminários e revistas, o que sendo melhor que nada, é muito pouco, para ganharmos a batalha do progresso e do desenvolvimento sustentado em ciclo longo, num mundo em caminho para uma inexorável maior globalização!

 

 E Tínhamos A Obrigação De Saber Isto, Pois Ela, A Grande Globalização, Até Foi Começada, Continuada, E Alargada Por NÓS!

 

JB

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cincolusosoceanos às 21:53


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2013

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30